Dentes rachados, mau hálito e ferida na boca podem ser sinal de doenças

Muitas doenças apresentam sintomas tambÉm na boca, por isso É necessÁrio ficar atento a qualquer sinal que apareça.

Dentes rachados, por exemplo, podem ser sinal de refluxo gastroesofÁgico. Isso pode ser causado por Ácidos do estômago que retornam, diluÍdos, À boca.

Outra doença que pode ser identificada por meio dos dentes É o estresse. Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir que rangem os dentes À noite, afinal de contas, isso acontece durante o sono. O bruxismo É um sinal muito comum desse tipo de condição emocional ou psicolÓgica, reflexo do estresse.

O hÁlito com cheiro adocicado pode ser sinal de diabetes, isso porque a doença tipo I gera um hÁlito cetônico, que surge devido a pouca disponibilidade de glicose como fonte energÉtica. PorÉm, outras alterações bucais podem denunciar o problema: diminuição da quantidade de saliva e maior concentração de cÁlcio nela; alterações na coloração do esmalte do dente; dor e queimação na lÍngua e grande quantidade de cÁries.

Dentaduras e prÓteses podem ser a porta de entrada para o câncer bucal. Isso porque o uso incorreto pode causar feridas na boca. O risco de desenvolver a doença É bastante aumentado quando se associam fatores como Álcool e tabagismo, por isso o exame preventivo com o dentista É indispensÁvel.

O vÍrus do HPV tambÉm pode ser detectado por meio da boca. PorÉm sÓ É possÍvel fazer o diagnÓstico se houver uma lesão tipo couve-flor no interior da boca. Essas lesões podem ser tratadas com medicamentos locais, cirurgia ou crioterapia. JÁ a manifestação do vÍrus da Aids pode ser identificada atravÉs de nÓdulos de coloração avermelhada que sagram facilmente localizadas geralmente no palato e na gengiva.

A visita ao dentista deve ser feita regularmente. Incentivar os pacientes a consciência de que o check up É de extrema importância para detectar problemas futuros É o primeiro passo para prevenir doenças e tratÁ-las em estÁgio inicial.