Pacientes com câncer devem ter cuidados redobrados com saúde bucal

Apesar de importantes para o tratamento do câncer, a quimioterapia e a radioterapia podem desencadear alguns sintomas que, quando não tratados, prejudicam a saÚde da boca e, atÉ mesmo, o tratamento da doença. Cada pessoa reage de maneira diferente À quimioterapia e À radioterapia, mas alguns efeitos colaterais são mais comuns, como o aumento da sensibilidade da gengiva, dos dentes e da mucosa.

Entre as queixas mais frequentes estão a perda de paladar e o surgimento de mucosite (feridas), xerostomia (boca seca), candidose (infecção por fungos popularmente conhecida como sapinho) e cÁrie de radiação. Estes sintomas podem ser temporÁrios ou permanentes, dependendo do local e tipo de tumor, assim como da dose das medicações utilizadas.

É importante destacar que É possÍvel prevenir e controlar estes problemas, e a principal ferramenta para isto É a manutenção rigorosa da higiene bucal. O paciente tambÉm precisa de cuidados odontolÓgicos antes, durante e apÓs o tratamento.

De acordo com o cirurgião-dentista e diretor do ambulatÓrio de Odontologia do HSPE (Hospital do Servidor PÚblico Estadual) Cassiano Silveira consultas periÓdicas com o dentista são sempre essenciais.

Veja algumas regras essenciais para a manutenção da saÚde bucal dos pacientes em tratamentos com quimioterapia e radioterapia:

Escolha o melhor plano para o seu sorriso. Contrate já!
Contratar plano
Av. Passos, n° 120 / 11º Andar - Centro - Rio de Janeiro CEP: 20.051-040 - Tel: 2195-0200
Copyright © 2016. Uniodonto Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados.
Selo ANS