Conheça a goma de mascar que inibe cárie.

A Unesp desenvolve goma de mascar que inibe a formação da cÁrie

Atualmente, o mercado oferece chicles e gomas de mascar não cariogênicos, isto É, sem adição de açÚcares, mas não anticariogênicos Thinkstock

Pesquisadores da Unesp desenvolveram uma goma de mascar com microrganismos probiÓticos microencapsulados que inibe a formação da cÁrie. O projeto foi objeto da tese de doutoramento da pesquisadora NadiÉge Dourado Pauly-Silveira, orientada pelo professor Elizeu Antonio Rossi, pelo programa de pÓs-graduação em Alimentos e Nutrição da FCF (Faculdade de Ciências Farmacêuticas) da Unesp em Araraquara.

Atualmente, o mercado oferece chicles e gomas de mascar não cariogênicos, isto É, sem adição de açÚcares, mas não anticariogênicos como se apresenta a nova tecnologia. Segundo Rossi o diferencial É que as gomas que não possuem açÚcar simplesmente não contribuem para o desenvolvimento da cÁrie, uma vez que os carboidratos são substratos para as bactÉrias causadoras da cÁrie.

O nosso produto combate a principal bactÉria causadora da cÁrie: o streptococcus mutans

A goma desenvolvida pelos pesquisadores da FCF tambÉm não contÉm açÚcares.

Qualquer indÚstria produtora de goma de mascar poderia fabricar o produto anticariogênico, uma vez que o microrganismo microencapsulado entraria apenas como mais um ingrediente da formulação. Portanto, teoricamente não haveria a necessidade de grande reformulação no processo de produção.

O pedido de patente da tecnologia foi depositado pela Auin (Agência Unesp de Inovação).

Nossa expectativa É que essa proposta seja incorporada por alguma empresa da Área farmacêutica ou mesmo de alimentos e que possa ser colocada no mercado.

Escolha o melhor plano para o seu sorriso. Contrate já!
Contratar plano
Av. Passos, n° 120 / 11º Andar - Centro - Rio de Janeiro CEP: 20.051-040 - Tel: 2195-0200
Copyright © 2016. Uniodonto Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados.
Selo ANS