Dentes sensíveis?

Que É hipersensibilidade dentinÁria?

A sensibilidade dentinÁria afeta um grande nÚmero de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou Ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) É coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. TambÉm com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.

A dentina tem um grande nÚmero de poros ou tubos microscÓpicos (tÚbulos) que vão da face externa do dente atÉ a polpa, no centro. Quando a dentina estÁ exposta, esses tÚbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. Abaixo estÁ uma ilustração dos tÚbulos dentinÁrios vistos em um microscÓpio:

Túbulos dentinários vistos do microscópio

Qual É a causa da hipersensibilidade dentinÁria?

A exposição da dentina por ocorrer devido a vÁrios fatores. Os fatores mais comuns são:

AlÉm disso, alguns tratamentos dentÁrios podem causar sensibilidade. Sabe-se que alguns tratamentos como o branqueamento, a profilaxia em consultÓrio, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentÁria podem causar sensibilidade durante ou depois do procedimento.

Que posso fazer?

O primeiro passo É descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Se a causa for a exposição da dentina, hÁ algumas providências que você e seu dentista podem tomar para reduzir a sensibilidade:

O dentista pode:

No final, quer você precise de procedimentos em consultÓrio ou somente em casa, o passo mais importante É consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz.

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2013 Colgate-Palmolive.