Mastigue mais vezes !

Segundo uma pesquisa da Universidade MÉdica Harbin, na China, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, mastigar cerca de 40 vezes antes de engolir a comida pode significar uma ingestão calÓrica 12% menor. Os cientistas descobriram que homens jovens que mastigam mais vezes têm nÍveis diferentes no sangue de dois hormônios relacionados ao apetite.

Os pesquisadores ofereceram cafÉs da manhã tradicionais a 14 homens jovens obesos e a 16 homens jovens com peso normal, para checar as diferenças entre mastigar 15 vezes (o usual) e 40 vezes. Depois, foi observado se a mastigação tinha influência nos nÍveis de açÚcar, de insulina e de hormônios do apetite.
De acordo com a pesquisa, existe uma relação entre quantas vezes o alimento É mastigado e o nÍvel de hormônios que avisam ao cÉrebro quando É hora de começar e de parar de comer. Quanto mais vezes os homens mastigavam, menores eram os nÍveis de grelina, um hormônio responsÁvel por estimular o apetite, e maiores os nÍveis de colecistocininca (abreviação CCK), hormônio que, acredita-se, reduz o apetite.
No estudo, não foi encontrada relação entre a mastigação e os nÍveis de açÚcar e de insulina. PorÉm, É importante ressaltar que como a pesquisa foi feita com uma amostragem pequena de voluntÁrios, não É possÍvel prever como o hÁbito de mastigação prolongado irÁ afetar a ingestão de calorias de outros grupos de pessoas. Com a redução de 12% da ingestão calÓrica, É possÍvel emagrecer cerca de 11 quilos em um ano. Mas, como a dieta usual inclui alimentos não mastigÁveis, como sopas e sorvetes, essa perda calÓrica real poderÁ ser bem menor.

Fonte: Portal APCD

Escolha o melhor plano para o seu sorriso. Contrate já!
Contratar plano
Av. Passos, n° 120 / 11º Andar - Centro - Rio de Janeiro CEP: 20.051-040 - Tel: 2195-0200
Copyright © 2016. Uniodonto Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados.
Selo ANS