Riscos da placa dental bacteriana

A placa dental bacteriana É formada por um filme de bactÉrias que recobre as superfÍcies dos dentes, incluindo os espaços entre os dentes e a gengiva. Ela leva À formação de cÁrie dentÁria e inflamação gengival, com a possibilidade de perda dos dentes, tem sido vinculada a problemas de saÚde sistêmica.
Segundo um estudo observacional publicado em junho de 2011 no periÓdico online BMJ, pesquisadores queriam descobrir se a placa bacteriana poderia ser um fator de risco de morte prematura por câncer devido À infecção e inflamação, que são suspeitas de ter participação em um em cada cinco casos de cânceres. Com esse objetivo, eles acompanharam a saÚde de cerca de 1400 adultos suecos de Estocolmo selecionados aleatoriamente durante 24 anos (1985-2009). Os participantes estavam na terceira ou quarta dÉcada de vida no inÍcio do perÍodo de monitoramento e foram questionados sobre fatores de risco provÁveis de aumentar seu risco de câncer, por exemplo, tabagismo e classe social.
A higiene bucal dos participantes tambÉm foi avaliada para investigar os nÍveis de placa dental bacteriana, cÁlculo, doença gengival e perda dos dentes. Embora não tivessem doença gengival presente, os participantes tinham nÍveis substanciais de placa bacteriana na superfÍcie dental.
AtÉ 2009, 58 pessoas haviam morrido de câncer cerca de um terço das quais eram mulheres (35,6%). A idade mÉdia da morte foi 61 anos para as mulheres e 60 para os homens. As mulheres tinham expectativa de viver 13 anos a mais, e os homens 8,5 anos a mais, portanto, suas mortes puderam ser consideradas prematuras, dizem os autores do estudo "A Associação da Placa dental bacteriana com Mortalidade por Câncer na SuÉcia: um Estudo Longitudinal".
As mortes entre as mulheres foram causadas predominantemente por câncer de mama, enquanto entre os homens foram atribuÍdas a uma gama de diferentes cânceres. O Índice de placa dental bacteriana naqueles que morreram era mais alto do que naqueles que sobreviveram, com valores de 0,84 a 0,91 indicando que a Área da gengiva dos dentes estava coberta por placa. Os valores entre os sobreviventes foram consistentemente mais baixos (0,66 a 0,67) indicando que a Área da gengiva estava coberta apenas parcialmente por placa.
Quando todos os fatores de risco foram considerados, a idade quase dobrava o risco de uma morte por câncer. O sexo masculino aumentou as probabilidades em 90%.
Depois que os outros potenciais fatores de risco, sabidamente associados com morte prematura como baixo nÍvel de escolaridade, tabagismo, frequência de consultas odontolÓgicas e baixa renda foram considerados, as associações observadas entre idade, sexo masculino, quantidade de placa dental bacteriana e morte prematura permaneceram fortes.
A placa dental bacteriana estava associada a um risco significativamente aumentado (79%) de morte prematura, embora o risco absoluto de morte prematura fosse baixo, com apenas 58 entre os 1390 participantes morrendo depois de 24 anos.
Entretanto, os autores alertam que seus achados não provam que a placa dental bacteriana cause ou contribua definitivamente com o câncer.
"Nossa hipÓtese de estudo foi confirmada pelo achado de que a mÁ higiene bucal, refletida na quantidade de placa dental bacteriana, estava associada com o aumento da mortalidade por câncer", escreveram no BMJ Open. "Estudos adicionais são necessÁrios para determinar se existe um elemento causal na associação observada".
Fonte: A.D.A. - Associação Dental Americana