Refrigerantes, um Problema para os Dentes

Alguns adolescentes chegam a beber 12 refrigerantes por dia. Nas diversas regiões do Brasil, as pessoas usam palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado o refrigerante. PorÉm, não importa o nome que se use, trata-se de algo que pode provocar sÉrios problemas de saÚde bucal.

Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cÁrie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidÍferos do açÚcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cÁries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hÁbito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar À perda dental.
Bebidas sem açÚcar, que respondem por apenas 14 porcento do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais.Entretanto, elas são acidÍferas e têm potencial para causar problemas.
EstÁ-se Bebendo Cada Vez Mais
O consumo de refrigerantes nos Estados Unidos aumentou drasticamente em todos os grupos demogrÁficos, especialmente entre crianças e adolescentes. O problema É tão grave que autoridades de saÚde como a American Academy of Pediatrics começou a alertar sobre os perigos.
Quantas crianças em idade escolar bebem refrigerantes? Estimativas variam de uma em cada duas À quatro em cada cinco consumindo pelo menos um refrigerante por dia. Pelo menos uma em cada cinco crianças consome um mÍnimo de quatro porções por dia.(2)
Alguns adolescentes chegam a beber 12 refrigerantes por dia.
Porções maiores agravam o problema. De 180 ml na dÉcada de 80, o tamanho do refrigerante aumentou para 570 ml na dÉcada de 90.
Crianças e adolescentes não são as Únicas pessoas em risco. O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental. Conforme as pessoas vivem mais, mais pessoas terão probabilidade de apresentar problemas.
O Que Fazer
Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do nÚmero de refrigerantes que consomem, e tambÉm com as terapias bucais disponÍveis. Eis algumas medidas que você pode tomar:
Fonte: www.saudebucal.ig.com.br

Escolha o melhor plano para o seu sorriso. Contrate já!
Contratar plano
Av. Passos, n° 120 / 11º Andar - Centro - Rio de Janeiro CEP: 20.051-040 - Tel: 2195-0200
Copyright © 2016. Uniodonto Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados.
Selo ANS