Tratamento dentÁrio pode reduzir partos prematuros

O tratamento dentÁrio pode reduzir os riscos de parto prematuro para a mulher. Isso É o que sugere um estudo publicado no Journal of Periodontology, na Grã-Bretanha. O estudo mostrou que tratar de doença periodontal pode reduzir nascimentos prematuros em 84%. Os mÉdicos descobriram que infecções periodontais graves levam a um aumento na produção de prostaglandina, uma das substâncias que podem induzir ao parto. Bebês prematuros correm maior risco de desenvolver problemas pulmonares e gastrointestinais, perda de audição e visão ou de morrer.
No estudo, pesquisadores examinaram 366 mulheres grÁvidas com infecções periodontais, que podem afetar a raiz dos dentes, alÉm da prÓpria gengiva. As pacientes tiveram uma limpeza geral dos dentes com a remoção de placa, tÁrtaro e bactÉria e aplicação de cÁlcio. Um grupo tomou antibiÓtico e outro, um placebo. Marjorie Jeffcoat, da Universidade do Alabama, liderou a pesquisa. Segundo a pesquisadora, não houve provas de que o uso de antibiÓtico foi particularmente benÉfico nesse estudo, mas ficou claro que as mulheres que receberam tratamento dentÁrio antes da 35a semana de gestação tiveram reduzido o risco de dar À luz prematuramente.
Referência: BBC Brasil.